Sobre

Noite
Europeia dos Investigadores UC 2023

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento de Comunicação de Ciência que acontece no dia 29 de setembro entre as 17h00 e as 00h00 na Baixa de Coimbra. Cerca de 600 investigadores e investigadoras de 30 centros de investigação da Universidade de Coimbra organizam dezenas de atividades práticas, visitas, dança, experiências, demonstrações para todas as idades (85 atividades presenciais e 2 atividades online). Os investigadores mostram a sua Ciência, nas mais variadas áreas científicas, aproximando-se dos cidadãos e cidadãs de Coimbra e de toda a comunidade, promovendo a literacia científica.

A NEI é um evento que decorre em simultâneo em várias cidades da Europa. A NEI Coimbra faz parte de um Consórcio Nacional constituído pela Universidade de Coimbra (UC), Lisboa, Évora e Minho e tem como tema “Ciência para o Todos: Sustentabilidade e Inclusão”.

Em continuidade anos anteriores, o Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC), como representante da UC, e em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), organiza o programa “Rota da Ciência” que contempla 85 pontos com investigadores/as, associados a um parceiro comercial/lojista e distribuídos entre o Largo da Portagem e Praça 8 de Maio, incluindo a Praça do Comércio.

A programação da NEI, para além da “Rota da Ciência”, conta com outras iniciativas:

Todas estas atividades são possíveis graças à intervenção de cerca de 65 estudantes de doutoramento/voluntários, 600 investigadores e investigadoras de 30 unidades de Investigação e Desenvolvimento da UC, museus, centros de ciência, entidades culturais, artistas e serviços, bem como cerca de 65 comerciantes e lojistas da Baixa de Coimbra. Este evento conta com o apoio da União de Freguesias de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra.

Ficha Técnica

Coordenação:
iiiUC (https://www.uc.pt/iii)

Web Development:
Maria Adelaide (https://www.mariaadelaide.com)

Design:
Joana Corker (https://www.joanacorker.com)